Dom José Ruy, novo bispo de Caruaru

                            Foto: Divulgação/Diocese de Caruaru

papa Francisco nomeou dom José Ruy Gonçalves Lopes como novo bispo da Diocese de Caruaru, cujo território abrange 19 municípios do Agreste pernambucano. A escolha do nome do sacerdote – que atualmente está à frente da Diocese de Jequié, na Bahia – foi anunciada pela Santa Sé nesta quarta-feira (10). A celebração de posse do novo bispo de Caruaru está marcada para ser realizada em 21 de setembro.

O novo bispo emitiu uma mensagem ao povo e afirmou que coloca-se à disposição de todos. “Sei que na ‘terra do barro’, onde há a criatividade de mestres, artesãos e escultores que elaboraram obras de arte, não faltará a matéria prima da fé a fim de que com a Graça de Deus, possamos construir esta grande ponte para o Céu”, afirmou dom José Ruy.

Dom José Ruy assume o cargo no lugar de dom Bernardino Marchió, carinhosamente chamado pelos fiéis de dom Dino e que renunciou em setembro do ano passado, após completar 75 anos de idade, conforme previsto no Código de Direito Canônico da Igreja. Ele passou 16 anos à frente da Diocese de Caruaru. Após a posse do novo bispo, dom Dino se tornará bispo emérito da diocese.

Em mensagem divulgada pela Diocese, dom Dino anunciou o encerramento de seu episcopado. “Encerrando a minha missão como Bispo Diocesano, quero continuar no propósito de dar de graça: isso significa, sem as responsabilidades da administração, ter sempre o coração voltado para quem precisar de mim como irmão e amigo, sobretudo como sacerdote. Vou morar em Caruaru, mas estarei aberto às necessidades da Igreja”, disse.

Dom Dino passa a ser bispo emérito de CaruaruDom Dino passa a ser bispo emérito de Caruaru – Foto: Divulgação/Diocese de Caruaru

Dom José Ruy
O novo bispo de Caruaru nasceu em 6 de agosto de 1967, na cidade de Feira de Santana/BA. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) em fevereiro de 1985 e proferiu seus votos em 10 de janeiro de 1988. O religioso foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993. É bispo de Jequié/BA desde 2012, quando foi nomeado pelo papa Bento XVI. 

Diocese de Caruaru
A Diocese de Caruaru reúne uma população estimada em quase 950 mil habitantes de 19 cidades do Agreste pernambucano. No território diocesano, há 43 paróquias e sete áreas pastorais, além de um clero composto por 79 sacerdotes e 15 diáconos permanentes. A Igreja local contabiliza, atualmente, 25 seminaristas, 17 institutos religiosos e 16 novas comunidades católicas.

Deixe uma resposta