Abertura do período de atividades ocorreu no parque da Jaqueira, com atrações educativas para crianças

Abertura do período de atividades ocorreu no parque da Jaqueira, com atrações educativas para crianças Foto: Paulo Maciel

As ações educativas que marcam o Movimento Maio Amarelo 2018 foram iniciadas nessa terça (1º), com objetivo de chamar atenção para o alto índice de acidentes de trânsito. O primeiro ato, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), foi realizado no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, com o lançamento do CD “Cantando a Cidadania no Trânsito”.

O CD contém sete faixas com músicas interpretadas pelo cantores Luciano Magno, André Rio, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, e participação do rapper Zé Brown, com conteúdo temático ensinando cidadania e estimulando o comportamento seguro no trânsito para crianças e adolescentes, o qual servirá de instrumento de trabalho dos professores em sala de aula. A programação também contou com o Teatro de fantoches da Turma do Fom Fom, manipulados pelos próprios arte-educadores, cada um com seu personagem, onde foram feitas esquetes interagindo com as crianças presentes, de hora em hora, além de contação de histórias e oficinas com desenhos.

A próxima ação do Movimento Maio Amarelo será no realizada na próxima sexta-feira (4), em parceria com o aplicativo 99 Táxi, com uma blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança no banco de trás. Os cinco mil motoristas da plataforma de transporte receberão um kit contendo: capa para o encosto de cabeça com frase alertando a necessidade do uso do cinto de segurança no banco de trás; carta do Detran alertando para os perigos pelo não uso do cinto e qual a infração que está sendo cometida; e fitinhas amarelas para colocar no retrovisor do carro, em adesão à Campanha de conscientização; kit com água para os passageiros, saco de lixo automotivo e outros. Ainda com App99, acontecerá um ciclo de palestras com meta de atingir cerca de 2.000 motoristas cadastrados no aplicativo, ao longo de todo o ano.

As palestras terão inicio na próxima terça-feira (8), na sede da 99 Táxi, com turmas de 30 alunos, manhã e tarde. O tema abordado será “Segurança no Trânsito e Direção defensiva”, com duração de uma hora e meia, ministrada por um analista de trânsito do Detran-PE. Ao final, eles receberão uma certificação do Detran contendo a foto do motorista, que deverá ser plastificada e colocada no veículo. Durante todo o mês de maio, serão realizadas mais de cem ações, já programadas em parceria com órgãos e empresas.

Leia também:
Inspeção para troca de propriedade do veículo agora pode ser feita por empresas em Pernambuco
Habilitação da primeira motorista de Pernambuco é destaque de novo memorial do Detran

Segundo o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, até o final do mês, a educação de trânsito do órgão, coordenada por Luciana Carvalho, estará promovendo atividades para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *